Pular para o conteúdo principal

Expolux 2012

A Expolux (Feira Internacional da Indústria da Iluminação) é uma feira do segmento de iluminação que ocorre em São Paulo a cada 2 anos para trazer a oportunidade para quem que conhecer as novidades do setor. A feira conta com estandes de demonstração dos produtos como luminárias, lâmpadas e equipamentos luminotécnicos, desde residenciais até mesmo industriais e urbanos. 

A feira é também uma uma abertura para realizar seus negócios diretamente com os fornecedores e até mesmo exportadores (os chineses estão em peso!). Para quem deseja ver os produtos ambientados, a feira deixa a desejar, já que há estandes onde todos os espaços possíveis são ocupados por luminárias...

Para quem nunca foi, fica a dica para aproveitar a próxima, para quem já foi, pode se deliciar com as novidades.

Não dá pra começar a falar das novidades sem falar de LEDs. Eles foram a palavra da vez! Em muitos formatos, fitas, mangueiras, módulos, e imitando todas as formas de lâmpadas possíveis...


*OBS: não me recordo de todos os fornecedores.
ThinkLED / Phillips / Lumicenter
Muitas peças e luminárias decorativas com iluminação em LEDs. Mandalas com iluminação indireta e luminárias com LEDs que destacam desenhos sobre acrílico.
Stilo Clean linha Atthis / Mandalas de LED Utiluz
Uma luminária tinha 3 possibilidades de acendimento: só plafon central, somente as laterais  e as laterais e plafon juntos.
Stlilo Clean linha Ágata
Mas não posso esquecer de mencionar a fibra ótica, que realmente me intrigou, emocionou... fascinante os efeitos que os expositores da Fasa arranjaram! Ficaram bons mesmo! Havia efeito de pontos num tapete branco; uma bancada de lavatório magnífica; luminárias com cristais pendentes e mangueiras que mudavam de cor.
Fasa Fibra Ótica
Peças decorativas com acabamento difuso e colorido para áreas externas e internas.
* Mantra
Se há uma tendência em luminárias decorativas, pode-se dizer que a cor está em todas elas. Havia muitas luminárias com desenhos arrojados e cores vibrantes.
* Munclair / New Line

* Munclair
* / Phillips / DimLux
Luminárias divertidas e alegres até para os pequenos. A linha infantil da Philips está linda demais.
Phillips
Falando em divertido, achei muito interessante essas duas peças: uma lousa com LED que você podia escrever sobre o vidro e uma luminária que faz referência ao calçadão de Ipanema, uma graça!
* / Luminária: Carambola Gifts
Interessante também é essa luminária orientável que possibilita luz direta ou indireta no seu ambiente.
ParisLux
Nesta luminária de parede vertical, a orientação faz com que a luz se torne de outra cor devido ao tipo de refrator.
ParisLux
Peças para tornar sua área externa mais clara durante a noite: bancos e vasos.
DimLux
As luminárias da Accord em madeira certificada e com detalhes entalhados são ótimas peças de decoração. 
Outra novidade é a luminária de PET reciclado. Nem dá pra perceber...
Accord / * Bella Iluminação
A iluminação decorativa teve efeitos deslumbrantes como nessas duas luminárias:
* / Litterman Lighting
 Achei muito bacana a ideia de trabalhar em cima de desenhos de gaiolas, aramados, brancos e pretos, e a composição no estande também ficou ótima com cada peça numa altura diferente.
* Bella Iluminação
As lanternas e arandelas, principalmente com acabamento em madeira são peças decorativas e podem deixar o ambiente mais aconchegante. Na arandela da esquerda o vidro tem acabamento texturizado imitando chuva para que não demonstre a sujeira da peça depois de muito tempo exposta à intempéries.
Litterman / Litterman / Accord
 Para quem não perde a chance de ser elegante e ousado, peças com um tamanho diferenciado e acabamento impecáveis também estavam lá.
* Mantra 
 As estampas mantiveram seu charme, com a novidade das rendas.
*
Mas o que mais me atraiu foi o estande da Litterman Lighting, uma empresa norte-americana que está expandindo seu mercado para o Brasil. A empresa trabalha com 4 grandes linhas de produtos de alto acabamento, qualidade e design. Com desenhos que lembram peças tradicionais e acabamentos impecáveis.
Realmente, os produtos deles me impressionaram.
Litterman Lighting
Litterman Lighting
 Espero que esse artigo tenha lhe trazido novidades e inspiração para seus próximos projetos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadê as miniaturas do SketchUp?

Bacana! Você acabou de instalar o SketchUp no seu computador e não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos de extensão .skp. Ai toda vez que quer ver um arquivo tem que abri-lo. E isso leva tempo e paciência. Você quer procurar aquele componente de sofá que você salvou em algum lugar da sua biblioteca pessoal e não consegue encontrá-lo. Você está ficando irritado. Procura na internet como resolver o problema e existem muitas soluções, das mais simples às mais complexas, e muitas delas em inglês.  Miniaturas da linha de cima não mostram os conteúdos dos arquivos como as que estão na linha debaixo. Eu já vi pessoas instalando extensões para isso ou mesmo renomeando os arquivos para .skb e eu não recomendo estes processos, apesar deles funcionarem. Principalmente esta última! Os arquivos .skb são arquivos de recuperação (backup). Eu mesma quando limpo meu computador jogo muitos deles fora, eu correria um sério risco de perder muita coisa importante! Vamos lá! Vou...

Estilos de Apresentação do SketchUp - Styles

Os estilos de apresentação do SketchUp ( Styles ) podem mudar a representação de um projeto. Ao aplicar um estilo pré-definido, seu modelo pode ganhar traçados mais expressivos, planos de fundo texturizados, marcas d'água, entre outros efeitos.  O software já vem com uma coleção disponível que é bem diversa. Porém, para aqueles que querem sempre mais, vou indicar um site muito bacana para encontrar outros estilos diferentes e profissionais: http://www.sketchupartists.org

Trocar o idioma do AutoCAD

Há quem ame o AutoCAD na versão inglês!  Eu como usuária de longa data e muitos colegas somos algumas destas pessoas. Aprendemos na versão inglês, utilizamos muitos atalhos de teclado, todos já decoradinhos há mais de uma década 😁 O AutoCAD também foi difundido desta forma no mercado de trabalho, nos escritórios de engenharia e arquitetura no Brasil. Se alguns demoraram para desapegar da versão clássica do AutoCAD, imagine trocar o idioma? Pode até ser estranho ter que fazer um esforço para traduzir algo costumeiro da versão inglês para o nosso português. Porque é traduzir a tradução da tradução. Ou estou falando grego? Afinal aprendemos o comando "Offset" e não "Deslocamento". Sabemos o que ele faz, mas parece que a tradução fica esquisita. Por outro lado, como docente, sei a dificuldade dos alunos que estão iniciando em AutoCAD. Não é o software mais fácil do mundo (também não é o mais difícil 😆). E alguns alunos se deparam em ter que aprender o software e uma l...