Pular para o conteúdo principal

SketchUp 2013: versões Make e Pro


Fonte: SketchUp Trimble
O software SketchUp é uma ótima ferramenta para modelagem 3D. Intuitivo, cada vez mais, vem ganhando adeptos pelo mundo afora. A partir do desenho de linhas, formas geométricas e algumas ferramentas que possibilitam a modelagem 3D, você pode criar uma infinidade de objetos, de simples traçados até terrenos complexos.



Pode ser usado nas mais diversas áreas como engenharia, planejamento urbano, arquitetura, paisagismo, design de interiores, design de produtos, design de jogos, movelaria e por curiosos de plantão. 
Pretendo falar aqui a respeito das diferenças entre as versões do SkechUp, em breve tratarei das novidades!

O software conta com duas versões, uma paga e uma gratuita. Este ano, o Google repassou o software para a Trimble e com isso, mudou o nome de cada versão. Confira as substituições e se quiser faça o download nos links abaixo (disponíveis em português):

Versão gratuita: Google SketchUp 8  SketchUp Make
Versão pagaGoogle SketchUp Pro 8 SketchUp Pro 2013 ($590 dólares)

Fiz aqui um quadro comparativo entre as versões:

Quadro comparativo
A diferença principal entre as versões são os formatos de exportação e importação, a versão Make não há todos os formatos disponíveis na versão Pro. 
Outra diferença, é que a versão Pro vem acompanhada de dois outros softwares: o Layout (para realizar diagramações de pranchas de desenho) e o Style Builder (que possibilita criar traços diferenciados para aplicar sobre as modelagens, simulando o desenho a mão).
Fora isso, com a versão gratuita se pode modelar muita coisa!!! Praticamente tudo o que você puder criar com a versão Pro.

OBS1: Quando instalar o programa no seu computador, se atente para não instalar ferramentas indesejadas no seu navegador, desmarque estas opções, se houver.

OBS2: Ao instalar a versão Pro/Make, antes de registrar o software, você tem 8 horas para experimentar a versão paga.

Quer saber mais sobre o que o SketchUp pode te oferecer? Visite este link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilos de Apresentação do SketchUp - Styles

Os estilos de apresentação do SketchUp ( Styles ) podem mudar a representação de um projeto. Ao aplicar um estilo pré-definido, seu modelo pode ganhar traçados mais expressivos, planos de fundo texturizados, marcas d'água, entre outros efeitos.  O software já vem com uma coleção disponível que é bem diversa. Porém, para aqueles que querem sempre mais, vou indicar um site muito bacana para encontrar outros estilos diferentes e profissionais: http://www.sketchupartists.org

Cadê as miniaturas do SketchUp?

Bacana! Você acabou de instalar o SketchUp no seu computador e não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos de extensão .skp. Ai toda vez que quer ver um arquivo tem que abri-lo. E isso leva tempo e paciência. Você quer procurar aquele componente de sofá que você salvou em algum lugar da sua biblioteca pessoal e não consegue encontrá-lo. Você está ficando irritado. Procura na internet como resolver o problema e existem muitas soluções, das mais simples às mais complexas, e muitas delas em inglês.  Miniaturas da linha de cima não mostram os conteúdos dos arquivos como as que estão na linha debaixo. Eu já vi pessoas instalando extensões para isso ou mesmo renomeando os arquivos para .skb e eu não recomendo estes processos, apesar deles funcionarem. Principalmente esta última! Os arquivos .skb são arquivos de recuperação (backup). Eu mesma quando limpo meu computador jogo muitos deles fora, eu correria um sério risco de perder muita coisa importante! Vamos lá! Vou lhe

Atalhos de teclado no Revit

Uma das formas de ganharmos tempo e melhorar nossa produtividade em um software é utilizar atalhos de teclado. No dia-a-dia usamos muito o mouse e acabamos sobrecarregando a mão que o move. Para evitar uma LER (lesão por esforço repetitivo) você pode se habituar a usar uma das mãos ao teclado e dividir um pouco as tarefas. Eu já tive LER e não é algo que desejo a outras pessoas. Mas você pode dizer "eu não tenho hábito de usar o teclado"... Então vou dar umas dicas pra você começar: 1 - Pra facilitar o processo comece com alguns dos comandos que você mais utiliza e que tenham as teclas mais fáceis de associar! Escolha 3 para começar. 2 - Depois que tiver se acostumado, adicione mais 1 e assim por diante... 3 - Relembre os atalhos no próprio Revit nas dicas dos comandos. 4 - Faça uma "cola". Criei uma lista com os atalhos para as principais ferramentas do Revit. Você pode imprimir em uma folha e deixar como lembrete embaixo do seu teclado. 5 - Quan