Pular para o conteúdo principal

Arquivo-modelo e arquivo de estilo de plotagem para AutoCAD

Você vai encontrar nesta postagem um arquivo-modelo e um estilo de plotagem para AutoCAD. 

Um arquivo-modelo, ou também conhecido pelo termo em inglês "template" é um arquivo que contem informações padronizadas para o início de um projeto. O AutoCAD já vem com alguns arquivos-padrão, porém a maioria utiliza medidas e configurações que não nos ajudam muito no dia-a-dia. Por isso, é interessante personalizar seu arquivo-modelo, mas enquanto você não aprende a fazer isso, pode começar com os arquivos que estou disponibilizando. :)


O arquivo "template-simples-daniela.dwg" que você vai encontrar aqui é um modelo que criei, muito simples de utilizar (para iniciantes no AutoCAD). Nele algumas camadas (layers), textos e cotas já estão configurados, além de uma prancha do layout em Formato A3 com carimbo.

Um estilo de plotagem é um arquivo com as configurações de associação de cores de layers às penas de plotagem, ou seja, é o arquivo que diz como as linhas serão impressas: com quais cores, espessuras, tipo de linhas. 

O arquivo "penas.ctb" é um arquivo de penas de plotagem e já está configurado de acordo com as cores das camadas do arquivo-template disponibilizado. 


O arquivo-modelo pode ser salvo em uma pasta junto com blocos de AutoCAD ou outros arquivos relacionados. 
Se você quiser que o AutoCAD inicie sempre abrindo este aquivo, faça a seguinte configuração: 
  • no AutoCAD, digite OP e pressione ENTER. Clique na guia FILES, depois no "mais" ao lado de TEMPLATE SETTINGS, e no "mais" ao lado de DRAWING TEMPLATE FILE LOCATION. Clique em BROWSE... e procure onde salvou o arquivo. OK!

O arquivo do estilo de plotagem pode ser salvo em qualquer lugar inicialmente. 
Porém, para ele funcionar proceda da seguinte maneira:
  • copie o arquivo, no AutoCAD, clique no Azão (menu Aplication), passe o mouse em PRINT... na lateral procure e clique em MANAGE PLOT STYLES. Irá abrir uma pasta, agora é só colar o arquivo nesta pasta. 

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem!
Mensagens com conteúdo ofensivo, preconceituoso, spam e propagandas serão removidas.

Postagens mais visitadas deste blog

Cadê as miniaturas do SketchUp?

Bacana! Você acabou de instalar o SketchUp no seu computador e não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos de extensão .skp. Ai toda vez que quer ver um arquivo tem que abri-lo. E isso leva tempo e paciência. Você quer procurar aquele componente de sofá que você salvou em algum lugar da sua biblioteca pessoal e não consegue encontrá-lo. Você está ficando irritado. Procura na internet como resolver o problema e existem muitas soluções, das mais simples às mais complexas, e muitas delas em inglês.  Miniaturas da linha de cima não mostram os conteúdos dos arquivos como as que estão na linha debaixo. Eu já vi pessoas instalando extensões para isso ou mesmo renomeando os arquivos para .skb e eu não recomendo estes processos, apesar deles funcionarem. Principalmente esta última! Os arquivos .skb são arquivos de recuperação (backup). Eu mesma quando limpo meu computador jogo muitos deles fora, eu correria um sério risco de perder muita coisa importante! Vamos lá! Vou...

Estilos de Apresentação do SketchUp - Styles

Os estilos de apresentação do SketchUp ( Styles ) podem mudar a representação de um projeto. Ao aplicar um estilo pré-definido, seu modelo pode ganhar traçados mais expressivos, planos de fundo texturizados, marcas d'água, entre outros efeitos.  O software já vem com uma coleção disponível que é bem diversa. Porém, para aqueles que querem sempre mais, vou indicar um site muito bacana para encontrar outros estilos diferentes e profissionais: http://www.sketchupartists.org

Trocar o idioma do AutoCAD

Há quem ame o AutoCAD na versão inglês!  Eu como usuária de longa data e muitos colegas somos algumas destas pessoas. Aprendemos na versão inglês, utilizamos muitos atalhos de teclado, todos já decoradinhos há mais de uma década 😁 O AutoCAD também foi difundido desta forma no mercado de trabalho, nos escritórios de engenharia e arquitetura no Brasil. Se alguns demoraram para desapegar da versão clássica do AutoCAD, imagine trocar o idioma? Pode até ser estranho ter que fazer um esforço para traduzir algo costumeiro da versão inglês para o nosso português. Porque é traduzir a tradução da tradução. Ou estou falando grego? Afinal aprendemos o comando "Offset" e não "Deslocamento". Sabemos o que ele faz, mas parece que a tradução fica esquisita. Por outro lado, como docente, sei a dificuldade dos alunos que estão iniciando em AutoCAD. Não é o software mais fácil do mundo (também não é o mais difícil 😆). E alguns alunos se deparam em ter que aprender o software e uma l...