Pular para o conteúdo principal

Dicas para planejar o quarto do bebê


Projetar um quarto para bebê para uma tarefa muito tranquila e prazerosa, mas quando se é a própria arquiteta e o bebê é o seu, tudo se torna mais exigente. Neste post vou compartilhar as experiências sobre o processo de realização do quarto de nosso bebê e dar dicas para quem está pensando em decorar o quarto do futuro pequeno morador da casa.

#1. Não deixe para a última hora!

Se você quer deixar tudo organizado e pronto para receber o bebê, comece o quanto antes. Primeiro, você pode pesquisar profissionais se tiver interesse em contratar algum (decorador, designer de interiores ou arquiteto) e conversar com eles sobre como será sua atuação e pedir orçamentos de seus serviços. Assim que souber o sexo do bebê já dá pra começar a pensar se vai ter um tema para o quarto e qual será ele. Procure realizar reformas e a decoração do quarto até a 30ª semana de gestação, depois disso será muito difícil ter pique para ir às compras e acompanhar a execução.

#2. Peça ajuda!

Não pense que decorar é uma tarefa simples e você dará conta de tudo sozinha. Não é recomendado carregar itens pesados, arrastar móveis e inalar a tinta fresca da pintura, muito menos subir na escada para instalar uma luminária ou prateleira. Se poupe! Peça ajuda a seu companheiro(a), irmãos, pais, amigxs, vizinhxs... ou contrate mão-de-obra para esses serviços. 

#3. Contrate um profissional!

Um designer de interiores, decorador ou arquiteto pode lhe ajudar e muito com esse projeto tão especial. Vale a pena contratar um profissional e você vai ganhar em eficiência e praticidade. Além dele poder lhe ajudar a conseguir a mão-de-obra de que precisa para qualquer reforma, pintura, instalações elétricas, também pode indicar lugares mais certeiros para a compra de itens para a decoração do quarto. De quebra, você pode até encontrar preços melhores, já que o profissional tem mais contatos e informações mais atualizadas dos produtos de que você irá precisar. Ele sabe onde você pode achar aquele item perfeito para decorar a estante! E tem uma relação de fornecedores de móveis, sabe quais dele vendem berços, quais modelos, prazos de entrega e qualidade dos produtos. Enfim, você irá economizar muito em pernas (que geralmente incham no final da gravidez) e em tempo na hora das compras, economizar em tempo é economizar também dinheiro.

#4. Seja organizada!

Curta o processo, as escolhas e compras dos itens, mas seja prática e organizada. Para quando você quer o quarto pronto? Coloque um prazo máximo e tente cumprir. Nunca se sabe se o bebê vai querer chegar antes do tempo previsto. Além disso, a esta altura você talvez queira fazer um chá de bebê e apresentar o quarto para todos, irá receber presentes, muitas fraldas e precisará de um local para guardar estes itens. Roupinhas precisam ser lavadas antes de usar e guardadas em local higienizado. Se o quarto já está pronto, você já poderá deixar tudo organizado, limpinho e no jeito para o uso. 

#5. Curta o processo!

Decorar um quarto de bebê não é apenas um projeto qualquer, é parte da preparação para a futura tarefa de ser mamãe e papai. Curta o processo, envolva seu companheiro(a), familiares e amigos. Além de darem aquela mãozinha esperta com algumas tarefas na realização da decoração, podem contribuir com presentes que entrem no tema que vocês escolheram para o quarto e virar uma grande curtição para todos enquanto esperam o bebê chegar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilos de Apresentação do SketchUp - Styles

Os estilos de apresentação do SketchUp ( Styles ) podem mudar a representação de um projeto. Ao aplicar um estilo pré-definido, seu modelo pode ganhar traçados mais expressivos, planos de fundo texturizados, marcas d'água, entre outros efeitos.  O software já vem com uma coleção disponível que é bem diversa. Porém, para aqueles que querem sempre mais, vou indicar um site muito bacana para encontrar outros estilos diferentes e profissionais: http://www.sketchupartists.org

Cadê as miniaturas do SketchUp?

Bacana! Você acabou de instalar o SketchUp no seu computador e não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos de extensão .skp. Ai toda vez que quer ver um arquivo tem que abri-lo. E isso leva tempo e paciência. Você quer procurar aquele componente de sofá que você salvou em algum lugar da sua biblioteca pessoal e não consegue encontrá-lo. Você está ficando irritado. Procura na internet como resolver o problema e existem muitas soluções, das mais simples às mais complexas, e muitas delas em inglês.  Miniaturas da linha de cima não mostram os conteúdos dos arquivos como as que estão na linha debaixo. Eu já vi pessoas instalando extensões para isso ou mesmo renomeando os arquivos para .skb e eu não recomendo estes processos, apesar deles funcionarem. Principalmente esta última! Os arquivos .skb são arquivos de recuperação (backup). Eu mesma quando limpo meu computador jogo muitos deles fora, eu correria um sério risco de perder muita coisa importante! Vamos lá! Vou lhe

Atalhos de teclado no Revit

Uma das formas de ganharmos tempo e melhorar nossa produtividade em um software é utilizar atalhos de teclado. No dia-a-dia usamos muito o mouse e acabamos sobrecarregando a mão que o move. Para evitar uma LER (lesão por esforço repetitivo) você pode se habituar a usar uma das mãos ao teclado e dividir um pouco as tarefas. Eu já tive LER e não é algo que desejo a outras pessoas. Mas você pode dizer "eu não tenho hábito de usar o teclado"... Então vou dar umas dicas pra você começar: 1 - Pra facilitar o processo comece com alguns dos comandos que você mais utiliza e que tenham as teclas mais fáceis de associar! Escolha 3 para começar. 2 - Depois que tiver se acostumado, adicione mais 1 e assim por diante... 3 - Relembre os atalhos no próprio Revit nas dicas dos comandos. 4 - Faça uma "cola". Criei uma lista com os atalhos para as principais ferramentas do Revit. Você pode imprimir em uma folha e deixar como lembrete embaixo do seu teclado. 5 - Quan