Pular para o conteúdo principal

SketchUp Free online

FONTE: página do site SketchUp, 2018.

Na pegada dos softwares web, a versão gratuita (e de uso não comercial!) do SketchUp migrou para o navegador da internet. Até a versão 2017 podíamos contar com um exemplar de recursos mais limitados que a versão Pro para instalar no computador. A partir de 2018, esta versão foi substituída por uma interface com acesso pela internet (online) e qualquer navegador web.
Assim, em 2018 temos à disposição:

  • SketchUp Pro 2018: versão do software profissional, com recursos completos e de possível instalação em computadores e notebooks.
  • SketchUp Free: versão web, interface simplificada e mais limitada que a versão Pro.
Com estas alterações a Trimble, fornecedora do software pretende ampliar o acesso à versão gratuita, já que além de não necessitar instalação e nem recursos muito potentes de hardware, a versão encontra-se disponível na plataforma online, independente do local onde a pessoa se encontra.

Plataforma web SketchUp Free

Confira as vantagens do SketchUp Free:

  1. É gratuito!
  2. Se já era intuitivo usar o SketchUp, a versão Free é simples e fácil.
  3. Tem uma interface com poucos botões e grande área de desenho/modelagem.
  4. Os botões na lateral direita acessam diversos painéis e é possível recolhê-los para ampliar a área de visualização do modelo 3D.
  5. As ferramentas estão dispostas diferentemente da versão Pro, mas o modo de funcionarem é idêntico. Até mesmo os atalhos de teclado são iguais! 
  6. Acessível: você pode usar de qualquer navegador.
  7. Atual: você sempre usará a versão mais atual do software sem precisar instalar.
  8. Trimble Connect: você pode armazenar seus arquivos (10MB) e trabalhar compartilhado diretamente na nuvem.
  9. Os arquivos são salvos automaticamente e você não perde trabalho.
  10. 3D Warehouse: conexão com o armazém de componentes 3D.

Com o SketchUp Free você pode acessar seu modelo de onde você estiver, em casa, escritório, na rua, no pc, tablet e até pelo celular. Confira a nova plataforma!


REFERÊNCIAS:

https://www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-free
https://help.sketchup.com/en/article/3000315
https://app.sketchup.com/app?hl=pt-BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadê as miniaturas do SketchUp?

Bacana! Você acabou de instalar o SketchUp no seu computador e não consegue visualizar as miniaturas dos arquivos de extensão .skp. Ai toda vez que quer ver um arquivo tem que abri-lo. E isso leva tempo e paciência. Você quer procurar aquele componente de sofá que você salvou em algum lugar da sua biblioteca pessoal e não consegue encontrá-lo. Você está ficando irritado. Procura na internet como resolver o problema e existem muitas soluções, das mais simples às mais complexas, e muitas delas em inglês.  Miniaturas da linha de cima não mostram os conteúdos dos arquivos como as que estão na linha debaixo. Eu já vi pessoas instalando extensões para isso ou mesmo renomeando os arquivos para .skb e eu não recomendo estes processos, apesar deles funcionarem. Principalmente esta última! Os arquivos .skb são arquivos de recuperação (backup). Eu mesma quando limpo meu computador jogo muitos deles fora, eu correria um sério risco de perder muita coisa importante! Vamos lá! Vou...

Estilos de Apresentação do SketchUp - Styles

Os estilos de apresentação do SketchUp ( Styles ) podem mudar a representação de um projeto. Ao aplicar um estilo pré-definido, seu modelo pode ganhar traçados mais expressivos, planos de fundo texturizados, marcas d'água, entre outros efeitos.  O software já vem com uma coleção disponível que é bem diversa. Porém, para aqueles que querem sempre mais, vou indicar um site muito bacana para encontrar outros estilos diferentes e profissionais: http://www.sketchupartists.org

Trocar o idioma do AutoCAD

Há quem ame o AutoCAD na versão inglês!  Eu como usuária de longa data e muitos colegas somos algumas destas pessoas. Aprendemos na versão inglês, utilizamos muitos atalhos de teclado, todos já decoradinhos há mais de uma década 😁 O AutoCAD também foi difundido desta forma no mercado de trabalho, nos escritórios de engenharia e arquitetura no Brasil. Se alguns demoraram para desapegar da versão clássica do AutoCAD, imagine trocar o idioma? Pode até ser estranho ter que fazer um esforço para traduzir algo costumeiro da versão inglês para o nosso português. Porque é traduzir a tradução da tradução. Ou estou falando grego? Afinal aprendemos o comando "Offset" e não "Deslocamento". Sabemos o que ele faz, mas parece que a tradução fica esquisita. Por outro lado, como docente, sei a dificuldade dos alunos que estão iniciando em AutoCAD. Não é o software mais fácil do mundo (também não é o mais difícil 😆). E alguns alunos se deparam em ter que aprender o software e uma l...